Por mais que gostemos de pensar que estamos preparadas para a maternidade, há alguns aspectos da gravidez, do parto e da vida com um bebê que podem ser uma surpresa completa! Dito isto, não há mal em se preparar para a maternidade o máximo que puder.
Então, o que podemos fazer como mães de primeira viagem, mães solo ou mães com três filhos já em casa?
A preparação para a maternidade vem de muitas formas, seja praticamente, emocionalmente, financeiramente ou fisicamente.
Vamos mergulhar em algumas dicas, truques, e respostas para perguntas comuns sobre como se preparar para a maternidade.
O que as mães de primeira viagem devem saber?
Como mãe pela primeira vez, sua lista de perguntas sobre quais itens essenciais para recém-nascidos você precisa comprar e como lidar com as dores de parto é provavelmente bastante longa.
E tudo bem. Nunca é cedo demais para começar a pesquisar e, em muitos casos, o conhecimento é poder.
Uma pergunta para a qual você provavelmente nunca encontrará uma resposta exata é: como saber se estou pronta para ser mãe?
Para muitas de nós, ser mãe é um instinto. Mesmo que você se sinta absolutamente apática segurando o bebê de outra pessoa, quando é hora de você ter seu próprio bebê, provavelmente virá naturalmente (após alguma prática)!
Preparando-se para a maternidade solo
Se você está indo para a maternidade sozinha, é uma boa ideia encontrar apoio onde puder. Membros da família, grupos de mães do bairro ou sua comunidade podem fornecer ajuda e incentivo. Não tenha medo de pedir ajuda.
Como eu sobrevivo no primeiro ano de maternidade?
O primeiro ano de maternidade provavelmente passará em um turbilhão. E embora não estejamos dizendo que cuidar de uma criança de repente se torna mais fácil após seu primeiro aniversário, você aprende a lidar com isso conforme o tempo passa.
Mas não há como negar que, em alguns momentos, pode parecer que você está simplesmente tentando “sobreviver” a esse momento, e o esgotamento da mãe é uma coisa real.
Sejam as noites sem dormir, problemas de alimentação ou voltar ao trabalho, há desafios pela frente.
Mas lembre-se da alegria também. Tornar-se mãe é como nada mais no mundo, então tente apreciar os bons momentos e lembre-se de que os maus momentos passarão.
Como posso me preparar para a maternidade?
Se você acabou de ter um filho ou está grávida, preparar-se para a maternidade pode ajudar a tirar algumas das incertezas e medos dessa grande mudança de vida.
Então, como exatamente você pode se preparar para a maternidade? Aqui estão algumas dicas e truques para você começar:
- Participe de uma aula de parto para que você possa se sentir confiante sabendo as opções disponíveis para você durante o trabalho de parto. Embora escolher um plano de parto seja recomendado por muitas parteiras, aceitar que o trabalho de parto é uma situação mutável também é útil.
- Discuta as responsabilidades domésticas com seu parceiro ou família — com quem quer que você esteja morando quando o bebê chegar. Nos primeiros dias e semanas, você pode não ser capaz de lidar com as tarefas, então definir expectativas pode ajudar a evitar conflitos mais tarde.
- Nas poucas semanas que antecedem a data de nascimento, faça um pouco de marmitas em lote para encher seu freezer com jantares caseiros prontos para aquecer. Estoque sua despensa com lanches saudáveis e organize um plano de refeições com seus amigos e familiares.
- Procure aulas de cuidados para recém-nascidos para aprender alguns conceitos básicos, como quando trocar uma fralda, horários de alimentação e sono, métodos de arroto e como dar banho e vestir seu bebê.
- Arranje tempo para você e seu parceiro, se você tiver um, antes que o bebê chegue. Divirta-se e também fale sobre como seu relacionamento pode mudar depois que o bebê chegar. É uma enorme curva de aprendizado para vocês dois.
Ignorar conselhos bem-intencionados, mas inúteis, é bom. Você encontrará suas próprias maneiras de fazer as coisas.
Prepare Seu Corpo Para a Maternidade
Tente se manter o mais saudável e ativa possível durante toda a sua gravidez. Isso ajudará você a ser forte e em forma durante todo o seu trabalho de parto e pode ajudar com uma recuperação pós-parto mais rápida.
Aprenda sobre amamentação enquanto ainda está grávida, para que você não precise aprender no processo. Pode ajudar saber sobre diferentes posições de alimentação e o que fazer se a amamentação for dolorosa para solucionar quaisquer problemas precoces.
A massagem perineal durante as últimas semanas de gravidez pode ajudar a reduzir as contrações e a necessidade de episiotomias durante o parto vaginal, o que ajudará sua recuperação pós-parto. Você pode pedir mais informações à sua parteira.
Durma! Sempre que puder, pelo tempo que puder! Embora ser instruída a “dormir quando o bebê dorme” pode ser muito irritante quando o bebê não dorme, aproveite quaisquer trechos de tempo para descansar. É essencial para o seu bem-estar físico e mental.