A maioria dos novos pais lhe dirá, não é fácil ter tempo para si mesmo com um recém-nascido. Eles às vezes sentirão que estão passando o dia alimentando seu filho e trocando fraldas. No entanto, a maioria dos recém-nascidos dorme em média 16 a 20 horas por dia, e você pode se perguntar para onde está indo o seu tempo!
E se o que você estava faltando é um pouco de planejamento? Aqui estão algumas dicas que o ajudarão a encontrar algum tempo para relaxar e assumir as suas tarefas diárias.
A rotina do bebê
No início, seu bebê não entenderá seu ritmo de vida e seus dias de 24 horas, mas você pode ajudá-lo a se acostumar fazendo certos gestos em horários fixos. Por exemplo, tente dar banho à mesma hora todos os dias, como depois de sua última amamentação ou antes de sua soneca à tarde. Lembre-se de que, enquanto seu bebê ainda tiver o cordão umbilical, ele deve estar bem seco imediatamente após o banho.
Quando ele está acordado, você também pode passear com ele e cantar canções de ninar para acentuar seus períodos de vigília e diferenciá-los dos períodos de sono.
Além disso, o seu bebê dorme muito, mas o seu sono é normalmente dividido em pequenos períodos de duas ou quatro horas. Isso é o que faz você se sentir como se ele estivesse acordando constantemente. Para planejar melhor seus dias, observe seus períodos de sono. Esta é a melhor maneira de entender seu ritmo e reservar horários para dormir, arrumar ou se distrair.
Note também as suas horas de amamentação. No início, estes períodos serão muito próximos, mas o seu bebê irá se alimentar em horas cada vez mais espaçadas e cada vez mais regulares com o tempo. Por fim, prefira o uso de fraldas ecológicas, pois são mais fáceis de lidar e economizarão seu tempo. Tudo o que você precisará fazer depois é lavar as fraldas, mas você pode pedir ajuda ao seu parceiro com isso.
Mesmo que você sinta que seus esforços são em vão e ainda está exausto, não perca a esperança!
A rotina da mamãe e do papai
Depois de entender a rotina do seu bebê, use as horas de cochilo para descansar e ficar à frente de suas tarefas diárias. Ao cuidar de suas roupas enquanto assiste seus programas favoritos e toma um bom banho sem se preocupar com seu bebê, você terá mais energia para dedicar à sua família e se sentirá mais relaxada.
Você também pode usar essas primeiras horas de solidão para marcar a consulta com as primeiras vacinas do seu bebê, cuidar de papéis importantes e resolver qualquer coisa que faça você se sinta como se tivesse muito o que fazer.
É assim que em algumas semanas você não terá mais nada a fazer a não ser aproveitar seus momentos de calma e os momentos de despertar de seu bebezinho que está crescendo muito rápido.
Uma rotina benéfica para ele e para você
Se seu bebê tiver uma rotina bem estabelecida, ele não precisará gastar sua energia para ordenar seu universo e poderá colocá-la a serviço de seu desenvolvimento intelectual. Em um terreno conhecido, seu filho estará mais confiante e entrará em um estado de profunda harmonia, a base ideal para novas percepções e criatividade.
Você também vai viver melhor porque se seu filho conhece seus hábitos, ele dormirá melhor e, na maioria das vezes, em horários fixos, o que permitirá que você aproveite.
Como organizar o dia-a-dia do seu bebê e, ao mesmo tempo, o seu?
Nos primeiros dias, observe bem o seu filho. Você dirá em pouco tempo, de acordo com o tom de sua voz e a intensidade de seu choro, se ele está cansado, faminto ou entediado. Então você conseguirá montar uma rotina que seu bebê saberá reconhecer.
Rotina na hora da soneca
Quando seu bebê precisar dormir, certifique-se de que ele sempre adormeça da mesma maneira. Depois de alguns dias, ele terá assimilado que quando “a persiana se abaixa” ele tem que dormir.
É bom saber: seu bebê pode precisar de um pouco de ajuda para aprender a distinguir entre o dia e a noite. Ao tirar uma soneca durante o dia, não feche completamente as persianas do quarto e deixe a porta entreaberta. Por outro lado, à noite, certifique-se de que tudo permanece calmo. Assim, ele aprenderá o ritmo dia-noite.
A rotina na hora das refeições
Para ajudar seu bebê a reconhecer o momento da mamadeira ou da amamentação (especialmente se ele tiver um apetite pequeno), você pode escolher uma música suave e um lugar específico em casa. Ele saberá rapidamente assim que ouvir a música e você se sentar na cadeira escolhida. As refeições não devem durar mais de 20-30 minutos.
Uma rotina para troca de fraldas
Não é possível prever quando você irá precisar trocar as fraldas do bebê, mas, como mencionado antes, é mais prático usar fraldas ecológicas da Malana Eco que vão economizar seu tempo e seu dinheiro, uma vez que tudo o que você precisará fazer é lavar as fraldas depois do uso.
Embora não seja possível estabelecer uma rotina para a troca de fraldas, você pode criar uma rotina em torno da lavagem delas. Isso facilitará muito na hora da troca de fraldas.
Saiba também aqui no nosso blog:
Gestantes: Como Se Preparar Para a Maternidade?