Quas são os direitos e deveres do pais no primeiro ano da vida de seu bebê? O papel de um pai difere do papel de uma mãe quando se trata de criar filhos? E se a unidade familiar tiver duas mães ou dois pais? Os pais ainda têm ‘funções’ diferentes?
Cada pai faz uma contribuição única e importante para a paternidade e para o desenvolvimento de seus filhos, e os melhores resultados acontecem quando os pais se apoiam e trabalham em equipe.
Dito isso, no entanto, há muitas evidências que sugerem que os pais são críticos para o bem-estar de uma criança.
Existem efeitos positivos a longo prazo para crianças cujos pais estão ativamente e positivamente envolvidos em suas vidas e os pais práticos podem contribuir para a saúde emocional de uma criança, seu bem-estar, desenvolvimento cognitivo e social. Em suma, os pais são importantes. No entanto, quais são seus principais deveres?
Quando você percebe que uma criança cresce e aprende mais em seu primeiro ano do que em qualquer outro momento de suas vidas, a contribuição positiva que os pais podem fazer nesses primeiros 12 meses se torna ainda mais crucial. O primeiro ano é o momento em que a criança começa a se relacionar com o mundo ao seu redor e começa a fazer conexões sociais e emocionais, além de grandes mudanças e desenvolvimentos físicos também ocorrem durante esse período. Segue então os 6 Direitos e Deveres dos Pais com um recém-nascido.
Direitos do Pai Após o Nascimento
1. Deve oferecer apoio emocional
No início, pode parecer que recém-nascidos e bebês pequenos não estão realmente “fazendo nada” e, sem o benefício de um instinto materno, novos pais podem achar o manuseio e a interação com a criança um pouco confusas. Como pai, a melhor coisa que você pode fazer é apoiar seu parceiro e fazer coisas que o vinculem ao seu novo bebê.
Ser uma nova mãe pode ser alegre e gratificante. Estes são os momentos mais especiais. Mas ser uma mãe nova também pode ser fisicamente cansativo, emocionalmente desgastante, confuso e até assustador. Muitas novas mães duvidam de si mesmas e se sentem inadequadas e na exaustão da alimentação, troca de fraldas, banho de bebê, sono ruim, deveres domésticos e tudo o mais que vem com ter um novo bebê, elas podem sentir que estão perdendo o contato com sua vida “adulta’.
E é aí que o pai pode se intensificar e desempenhar um papel extremamente importante. Reforço positivo, apoio sem julgamento, compreensão gentil e muita iniciativa em casa podem percorrer um longo caminho.
2. Passar Momentos Juntos
Os compromissos de trabalho podem pressionar o tempo do pai/bebê, mas é realmente importante fazer contato visual com os bebês e falar, ler e cantar para eles, segurá-los, deixá-los sentir seu toque e sentir seu cheiro com a maior frequência possível, porque todas essas interações ajudarão a fazê-los se sentirem confortáveis, seguros e ligados a você.
3. Brincar Com o Bebê
Pesquisas mostram que brincar pode apoiar o aprendizado de uma criança em uma enorme variedade de áreas físicas, sociais, emocionais e intelectuais de desenvolvimento, o que é uma ótima notícia para os pais. Se divertir com seu filho durante seu primeiro ano tem benefícios muito mais profundos e de longo prazo do que você imagina.
Os pais geralmente brincam com seus filhos de uma maneira diferente das mães. Os pais que tendem a ser mais enérgicos quando se trata de brincar com seus filhos. Mas esse engajamento animado é extremamente importante para estimular o cérebro e ajudar no desenvolvimento físico e cognitivo, incluindo postura, equilíbrio e coordenação, portanto, os pais devem ser incentivados a brincar com o bebê.
4. Troca e Lavagem de Fraldas
Os pais nunca param de desempenhar um papel importante na vida de seus filhos, mas esse primeiro ano é crucial. Especialmente durante as trocas e lavagens de fraldas. Se o bebê usa uma fralda ecológica, é necessário apoio do pai para lavar as fraldas ou ajudar a mãe a troca-las quando for necessário.
Isso também ajuda a aliviar a carga das mamães, uma vez que podem dormir melhor sabendo que os pais podem lidar com uma fralda suja no meio da noite.
5. Ajuda nas Tarefas Domésticas
Procure oportunidades para aliviar a carga doméstica. Tenha conversas de adultos que não giram em torno de coisas de bebê. Peça a opinião da mamãe sobre as coisas. Leia sobre como é ser uma nova mãe. Tente se colocar no lugar dela. Você também deve iniciar conversas com sua parceira sobre cuidados infantis bem cedo.
Lembre-se, você não precisa começar sozinho se não souber como fazer e há muitos recursos para ajudar os pais em sua jornada parental. A mensagem clara é ser ativo desde o início, porque os pais realmente têm uma influência profunda no desenvolvimento saudável de seus filhos e cada intervenção positiva faz a diferença.
Mas não vamos esquecer o papel crucial que o pai pode – e deve – desempenhar no apoio à mãe e ao bebê durante esses primeiros 12 meses.
6. Cuidar dos Outros Filhos
Claro, o pai não é uma babá de verdade, mas agora que a mãe está (geralmente) no comando do recém-nascido, o que acontece com as outras crianças? As mães de primeira viagem não terão que se preocupar com isso, mas para o resto das mulheres com 1-2 filhos ao lado, o que elas fazem? Quem eles procuram para obter ajuda? Com o papai e suas habilidades parentais.
O papel do pai com seus filhos é extremamente importante. Enquanto a mamãe está ocupada com um bebê agitado, o pai se encarrega do resto da família, o que pode ser um verdadeiro salva-vidas para as mamães em todo o mundo.
Claro, algumas mulheres mudam de papéis. Eles preferem que o pai cuide do recém-nascido enquanto elas mesmas preparam seus filhos para a escola, arrumam o almoço, os levam para a escola, etc.
Para mais conteúdos como esse, leia os nossos outros temas:
Presente para chá de bebê: por que a fralda ecológica é uma ótima opção?
Fralda descartável x fralda reutilizável: qual é a diferença e benefícios?